Casa ou apartamento: saiba como escolher a melhor opção para você

Quando chega o momento de escolher um imóvel para morar, há muitas coisas que você deve levar em conta em sua decisão. Uma das mais básicas é saber que você quer uma casa ou apartamento para viver. Como você já deve imaginar, há uma grande diferença no estilo de vida entre os dois lugares, então você deve ter bastante atenção antes de se comprometer.

Para te ajudar a tomar a melhor decisão, separamos aqui alguns fatores que você pode levar em conta. Acompanhe:


Vantagens de morar em uma casa

  1. Mais liberdade
    Um dos grandes incentivos para buscar uma casa ao invés de um apartamento é a maior autonomia e liberdade que ela oferece. Todo o espaço é seu, então você pode fazer reformas, modificá-lo, ter animais de estimação ou qualquer outra coisa que caiba no espaço e ainda esteja dentro da lei. Algo muito importante para algumas pessoas.
  2. Mais privacidade
    Um problema comum em apartamentos é a dificuldade em separar o seu espaço do que outras pessoas. Mesmo que haja paredes e portas, o barulho tende a passar entre os cômodos facilmente. Em uma casa, esse é um problema bem menor, o que garante uma vida mais privada e tranquila. O único limite é o espaço da sua propriedade e a lei do silêncio.
  3. Não possui taxas extras
    Por fim, mas não menos importante, é bom lembrar que, para morar em um apartamento, é necessário ter um condomínio. E, em um condomínio, há várias taxas associadas a outras
    despesas, como limpeza, energia em áreas coletivas, água, reformas, entre outras coisas. Na maioria dos casos, isso contribui bastante com o equilíbrio do seu orçamento mensal e seu planejamento.

Vantagens de morar em um apartamento

  1. Segurança
    Casas tendem a ser mais vulneráveis a invasões e furtos que apartamentos e condomínios. Primeiramente, não costuma haver um sistema de segurança adequado como parte da estrutura, a menos que você mesmo instale tudo. Um condomínio quase sempre tem múltiplas
    trancas, possíveis câmeras de segurança e, as vezes, um porteiro, garantindo muito mais proteção contra criminosos, especialmente durante a noite.
  2. Pouco trabalho de manutenção
    Quando você é o proprietário ou locatário de uma casa, acaba sendo responsável pela maior parte dos custos envolvidos em reformas, manutenção e melhorias. Porém, em apartamentos e condomínios, costuma haver uma equipe para lidar com algumas dessas manutenções, especialmente limpeza, descarte de lixo e encanamento. É um dos fatores que compensam o custo do condomínio na maioria das vezes.
  3. Acesso a mais serviços
    Dependendo de onde você escolher morar, pode ser que o seu prédio seja bem mais completo do que apenas um apartamento. Alguns condomínios possuem piscina, academia, churrasqueira e até mesmo um restaurante interno. Se você é do tipo que se preocupar com esses fatores complementares, então pode valer mais a pena esse investimento.

Agora que você tem essas informações, pode avaliar melhor se deseja escolher uma casa ou apartamento. Basta você se planejar para tomar a decisão certa e aproveitar sua nova moradia.

Quer continuar recebendo mais das nossas dicas? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossa novidades.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

Atualizações Recentes