Como comprar um imóvel com segurança?

A compra de um imóvel é um grande evento na vida de qualquer pessoa. Seja para moradia, para investir, para começar um negócio ou qualquer outro fim, esse é um grande investimento, o qual terá repercussões em várias partes da sua vida. Sendo assim, você precisa tomar algumas
atitudes para fazer essa compra com segurança.

Pode parecer algo tão simples quanto avaliar o orçamento e depois pagar as parcelas, mas há muitas coisas que podem influenciar sua decisão. Para garantir que você não cairá em nenhum erro e terá o imóvel que deseja, separamos aqui algumas dicas simples que você pode colocar em prática. Acompanhe:

  1. Avalie a localização
    Antes de pensar em qualquer outra coisa, filtre as localidades nas quais você teria interesse de morar. Diferentes cidades e bairros possuem diferentes pontos positivos e negativos, como acessibilidade, serviços e, acima de tudo, segurança. Não adianta nada adquirir uma casa e não
    ter a proteção desejada, seja contra crimes ou contra problemas de infraestrutura, como enchentes e falta de luz. Para se próprio bem, pense bem em como essa localização vai afetar sua qualidade de vida.
  2. Confira o estado de conservação do imóvel
    Depois de filtrar um pouco a lista de imóveis que você pensa em comprar, o próximo passo é avaliar quais deles estão em um bom estado de conservação. Não é incomum adquirir certos imóveis e depois descobrir que eles estão cheios de problemas estruturais que você terá que pagar para arrumar. A melhor forma de evitar isso é sempre visitar o imóvel presencialmente, conferindo a fiação, gás, encanamento, entre outros detalhes que dão mais trabalho para arrumar.
  3. Planeje bem suas finanças
    Outra cena bem comum é alguém que busca um financiamento para comprar um imóvel, mas não consegue pagar todas as parcelas em dia e acaba ficando com uma dívida e juros acumulados. Para que você não passe por esse tipo de problema, é importante ter um planejamento financeiro muito bem elaborado antes de assinar qualquer contrato. Além, é claro, de algum plano de estabilidade para não deixar de pagar pelo imóvel no meio do caminho.
  4. Atenção à documentação do imóvel
    Um dos aspectos mais importantes na compra de um imóvel é a sua documentação. Se houver qualquer inconsistência ou preenchimento incorreto, você terá que lidar com uma burocracia bem pesada para corrigir tudo depois. Além disso, documentos incorretos ou com problemas podem também indicar que há alguma ação suspeita envolvida.
  5. Conte com uma boa corretora de imóveis
    Para a maioria das questão mencionadas até agora, a melhor solução é saber com quem você está negociando e ter alguma garantia nesse acordo. Esse é o trabalho que as corretoras de imóveis realizam: intermediar a negociação entre o proprietário atual e futuros compradores. Se você escolher a empresa certa, não terá dificuldades para conseguir o preço certo, imóveis de melhor qualidade e toda a qualidade de vida que você precisa.

Agora você entende um pouco melhor como comprar um imóvel com segurança. E se quiser continuar recebendo mais dicas nossas, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

Atualizações Recentes