O que você precisa saber antes de comprar o seu primeiro imóvel

Se você conseguiu uma renda extra e estável, então um investimento que você deve estar pensando em fazer é comprar o sue primeiro imóvel. Seja para morar ou como parte de algum outro plano para o futuro, essa é uma compra que deve ser feita com bastante cuidado, já que pode ter repercussões a longo prazo.

Por serem bens de alto valor, imóveis exigem bastante tempo para serem quitados. Dificilmente você terá todo o dinheiro necessário para fazer um pagamento a vista. Sendo assim, para que você não saia desse negócio com nenhum arrependimento, o melhor a fazer é se preparar com antecedência.

Para te ajudar com isso, listamos aqui alguns pontos aos quais você deve se atentar antes de comprar o seu primeiro imóvel. Acompanhe:

  1. Tenha prioridades claras
    É bem mais fácil tomar uma decisão quando você já possui um direcionamento bem definido. Ter alguns critérios e prioridades na hora de escolher seu imóvel, como tamanho, localização, disposição do espaço, entre outras coisas, pode te poupar bastante tempo e evitar dificuldades na hora de escolher.
  2. Avalie o prazo de pagamento
    Diferentes imobiliárias e instituições financeiras costumam oferecer também prazos diferenciados para os pagamentos. Dependendo do valor do imóvel e da sua renda familiar, algumas das propostas disponíveis podem ser mais interessantes do que as outras. Em casos extremos, pode ser que um dos imóveis que você mais gostou esteja completamente fora de questão, pois não seria possível pagar no prazo estabelecido.
  3. Pesquise as opções disponíveis no mercado
    Antes de se comprometer com qualquer tipo de contrato, o melhor que você pode fazer é ampliar um pouco seu leque de opções. Não é necessário passar meses observando, já que as propostas são abertas e fechadas com alguma rapidez. Porém, aceitar o primeiro imóvel que você visitar pode não ser a melhor opção.
  4. Visite e veja as condições do imóvel
    Falando em visitar, o maior erro que você pode cometer ao comprar seu primeiro imóvel e se iludir com uma proposta muito boa e não ver o local com seus próprios olhos. Mesmo que as fotos sejam boas, elas não te dão uma noção perfeita de como os cômodos são nem dos possíveis defeitos do local.
  5. Confira se a documentação está em dia
    Outro ponto importante: leia atentamente a documentação do imóvel. Se ainda houver alguma pendência no habite-se, por exemplo, você não quer esperar até assinar o contrato para descobrir.
  6. Faça um planejamento financeiro
    Digamos que você escolheu o seu primeiro imóvel. É hora de verificar seu orçamento e se planejar para arcar com todas as parcelas do financiamento. É um comprometimento de longo prazo, então você precisa ter alguma garantia de que não vai ficar sem recursos no meio do
    caminho.
  7. Busque uma imobiliária de confiança
    No fim das contas, a melhor maneira de encontrar o imóvel ideal e fechar negócio com segurança é encontrar uma boa imobiliária. Com isso, você poderá avaliar melhor o contrato e contar com alguma ajuda na hora de tirar suas dúvidas. E se estiver procurando por uma imobiliária agora, entre em contato com a Maxxi4 Imóveis e
    conheça nossas ofertas.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

Atualizações Recentes