Como escolher o melhor andar para comprar apartamento?

Seja para ter sua casa própria ou como um investimento, comprar apartamento não é uma prática nada incomum. Vários edifícios são construídos regularmente, criando mais lugares para pessoas morarem e mais propriedades para fazerem seus investimentos. Porém, há uma questão que sempre aparece na hora de comprar apartamento: qual é o melhor andar?

O senso comum diz que os andares mais elevados são os melhores, mas isso nem sempre é verdade. Cada um tem seus prós e contras, além de haver alguma variação dentro das opções. É bom entender esses diferenciais ao invés de fazer sua escolha efetivamente às cegas.

Para te ajudar com isso, separamos aqui as três principais categorias de andares, junto com seus prós e contras na hora de comprar apartamento. Confira.

Térreo, primeiros andares e subsolo

1. Prós

Primeiramente, você não vai ter que se preocupar com elevador ou escadas, já que tudo estará no mesmo nível do solo. Além disso, é o mais provável de ter alguma área externa, como um quintal, já que há mais facilidade para criar espaços a céu aberto. Também é comum que os primeiros andares sejam mais baratos que a média.

2. Contras

Por outro lado, é difícil ter uma boa vista da cidade dos primeiros andares e impossível do subsolo. Isso também prejudica a iluminação natural. Também é mais comum se incomodar com barulho externo, já que você está bem perto da rua, da bomba de água e outras fontes de ruído. Por último, se não há boas medidas de segurança, esses primeiros andares também são mais vulneráveis.

Andares intermediários

1. Prós

Nesse ponto, você já começará a ver algumas melhorias na sua vista. Pode não ser nada panorâmico, mas já faz alguma diferença. Também há um bom equilíbrio na exposição ao vento e ao calor, já que os andares mais elevados ficam completamente expostos e os inferiores ficam mais abafados que os demais.

2. Contras

Se os andares mais baixos são vulneráveis ao barulho vindo de fora, os andares do meio são expostos ao ruído de todos os lados. Da mesma forma, qualquer barulho saindo do seu apartamento também possui grande alcance. Se não houver o cuidado necessário para instalar isolamento acústico, então é bem provável que você tenha problemas com os vizinhos em algum momento.

Topo e cobertura

1. Prós

Os andares superiores potencializam as vantagens dos intermediários, com a melhor vista e maior segurança contra potenciais invasores. Além disso, as chances de você se incomodar com ruídos externos é bem menor, já que há menos chances do barulho viajar para cima do que para baixo nos andares. Também não é incomum que a cobertura seja o apartamento mais bem trabalhado do prédio.

2. Contras

Claro, todos esses benefícios vêm com um preço. Andares superiores e coberturas possuem um preço bem mais alto na maioria dos casos. Você também será a pessoa que mais precisa de um elevador. Se ele ficar sem funcionar por qualquer razão, será bem inconveniente para você.

No fim das contas, a escolha do melhor andar para comprar apartamento dependerá das suas demandas. E se você quiser conhecer mais opções, entre em contato com a Maxxi4 Imóveis e veja como podemos te ajudar a encontrar o apartamento ideal.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

Atualizações Recentes